terça-feira, 2 de outubro de 2012

Design do Boteko - Design, presente em todos os detalhes.



Quando pensamos em história do design, a primeira coisa que nos vem à cabeça é Bauhaus (Casa Estatal de Construção), considerada a mais importante escola de desenho industrial, arte e arquitetura do século XX, que foi criada após a fusão de duas escolas existentes, a Escola Superior de Belas-Artes e a Escola de Artes e Ofícios, dirigida por Walter Adolf Groupius. Bauhaus. Possuía diversos ateliês, dentre eles: Atelier de Tecelagem, Atelier de Metal e o Atelier de Mobiliário ou Carpintaria, que sempre valorizava a personalidade do homem e unia a arte à tecnologia para atender as demandas da sociedade industrial.
Porém, nunca paramos para pensar qual foi a origem do design, como tudo começou.
Vamos lá, desde o principio. A palavra design vem da língua inglesa, na qual o substantivo design se refere tanto à ideia de plano, desígnio, intenção, quanto à de configuração, arranjo, estrutura. E em latim designare, o verbo que abrange ambos os sentidos, o de designar e o de desenhar.
Podemos considerar como origem do Design, três grandes processos históricos que ocorreram de modo interligado, entre os séculos 19 e 20, o primeiro deles foi a industrialização: a reorganização da fabricação e distribuição de bens para abranger um leque maior e mais diversificado de produtos e consumidores. O segundo foi a urbanização moderna: a ampliação e adequação da população nas grandes metrópoles, acima de um milhão de habitantes.E o terceiro pode ser considerado a globalização: a integração de redes de comércio, transporte e comunicação, além dos sistemas financeiros e jurídicos.
Muitos movimentos artísticos surgiram e ficaram conhecidos pelo seu estilo e filosofia.
Selecionamos nessa edição, quatro dos principais movimentos de Design mundial.

ARTS AND CRAFTS

Principais Designs: William Morris, Philiph Webb,
Arts and Crafts (Artes e Ofícios) tinha como missão social, dar solução aos males causados pela Revolução Industrial: melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, levar a cultura a todos e restabelecer a união das artes e os ofícios.
Em 1861, Morris e o arquiteto Webb junto com outros associados, fundaram o estúdio de design Arts and Crafts. Os objetos desenhados pelos arquitetos e realizados por artesões experientes usavam métodos tradicionais e a inspiração vinha da natureza. Seus produtos eram de alta qualidade, os ricos conseguiam comprá-los.
As peças feitas nos estúdios do Arts and Crafts, seguiam os princípios estabelecidos por Morris, como: Considerar o material (qualidade e nobreza), Considerar o uso (função),
Considerar a construção (design) e Considerar a ferramenta (técnica).
Principais características:
  • Simplicidade VS complexidade no ornamento
  • Sistema de grêmios VS. Sistema industrial.
  • Acabado artesanal VS. Acabado industrial.
  • Linhas curvas, arabescos, formas orgânicas e geométricas.





ART NOUVEAU

Principais Designs: Gaudi, Henry Tolouse Lautrec, Aubrey Beardslay, Victor Horta, Jules Cheréte, Alphonse Mucha.
Art Nouveau, valorizava a racionalidade da ciência e da engenharia e acompanhava o crescimento da burguesia. Foi o primeiro fenômeno de moda, as tendências da arte eram aplicadas aos objetos e contava com um mercado empolgado pelo consumo das novidades dos tempos modernos. Enquanto o movimento Arts and Crafts era idealista, o Art Nouveau era positivista.
Principais características:
  • União entre a natureza e artefato.
  • Estilização figurativa.
  • Uso de figuras femininas.
  • Padrões Florais.
  • Formas Orgânicas e geométricas.


ART DÉCO

Foi um movimento internacional de design, no período de 1925 a 1939 e seu estilo é decorativo. E Seu nome tem como origem a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes). Inicialmente, apresentava um estilo luxuoso, destinado exclusivamente a burguesia e empregava materiais caros como jade, marfim.
Principais características:
  • Nus femininos, animais e folhagens em representações com cores discretas.
  • Formas estilizadas ou geométricas.
  • Possuem marcas de civilizações antigas.
  • Elegante, funcional e ultramoderno.
  • Clean e puro.


POP ART

Principais designs: Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Robert Rauschenberg
Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental.
Com raízes no dadaísmo a Pop Art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.
 A Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu, por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol.
Principais características:
  • Transformação do vulgar em refinado.
  • Aproximou a arte das massas.
  • Inspiração em produtos populares.





Autores: Catharina Santorsula, Guilherme Neves, Leandro Jacobik, Rafael Madia e Taís Castanho.







Agência Fênix responsável pela introdução do que é o design.
Nessa coluna iremos descrever algumas características dos principais movimentos do design, de Arts and Crafts à Pop Art.
E vocês irão perceber, que os estilos dos movimentos estão presentes em cada detalhe em nossa volta.

Um comentário:

  1. Muito bom, amei a história do design e as estampas, cores e detalhes. Adoro Art Nouveau e Art Decó!!!! Parabéns turminha. Teacher Katia

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