sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Marcas Internacionais





A marca no mundo 

A OUTBACK STEAKHOUSE tem mais de 850 restaurantes nos Estados Unidos e 186 em outros 21 países do mundo como Brasil, Aruba, Canadá, México, Coréia do Sul, Reino Unido, Filipinas, Japão, Hong Kong, Porto Rico, Egito e Arábia Saudita. Embora tenha nascido nos Estados Unidos, fez fama como a mais australiana das redes de alimentação. No Brasil a rede possui 29 restaurantes, entre os quais os oito que mais vendem no mundo.



A história 


ideia nasceu quando quatro empresários do estado da Flórida, Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Ganon e Trudy Cooper, decidiram montar uma steak house temática (restaurante especializado em carnes) na cidade de Tampa, em fevereiro de 1988, que fugisse dos padrões convencionais. A inspiração veio do outro lado do mundo. A começar pelo nome. OUTBACK é a forma como os australianos se referem ao árido interior de seu país. Dentro do restaurante, a decoração rústica copiava as casas de campo na década de 50. E até a iluminação suave, levemente alaranjada, remetia ao pôr-do-sol da Oceania. O cardápio incluía porções generosas de carnes, peixes, frangos e saladas, parem serem apreciadas em grupo.






A rede caiu rapidamente no gosto dos consumidores americanos. Além  de estilo  informal e diferenciado, com restaurantes decorados com pranchas de surfe, mapas, bandeiras, cangurus, coalas, bumerangues e até crocodilos. O cardápio foi estudado para reunir os tipos de carne preferidos dos americanos e o tempero australiano, meio doce meio apimentado. Depois de se consolidar em território americano, a rede inaugurou no ano de 1996 no Canadá seu primeiro restaurante internacional. A partir deste momento, a rede OUTBACK cresceu rapidamente, espalhando-se pelos Estados Unidos e outros países do planeta com a distante Coréia do Sul, e desembarcando no Brasil exatamente em novembro de 1997 na cidade do Rio de Janeiro com a inauguração de um restaurante na Barra da Tijuca, oferecendo um conceito e uma temática diferentes de tudo o que já existia no país. Pela primeira vez chegava ao Brasil o conceito de casual dinning (jantar casual), trazendo o tempero marcante do OUTBACK STEAKHOUSE, a famosa Bloomin´Onion, o refrigerante refil e atendentes universitários. E tudo isso em um ambiente descontraído para animar a todos. Ao sucesso absoluto de público desse primeiro restaurante seguiram-se as inaugurações de quatro unidades em São Paulo e uma em Campinas nos anos seguintes. Em 1998 a rede comemorou a inauguração de seu restaurante de número 500 no mundo, provando o total sucesso do conceito OUTBACK. Nos anos seguintes a rede seguiu seu plano de expansão mundial, inaugurando unidades em vários países. 





O cardápio 


O cardápio tradicional da rede inclui porções bem generosas com variedades de carnes bovinas (steaks), opções de peixe, camarão, frango, carne suína, cordeiro, massas, sanduíches, sopas e saladas. Há também uma seleção de pratos especiais para crianças até 12 anos. Além disso, os famosos aperitivos e sobremesas são realmente um grande diferencial em sabor. No Brasil, O OUTBACK conta com um cardápio específico para o bar, com destaque para o chope e as aussie caipirinhas nos sabores limão, morango, maracujá, kiwi ou lima-da-pérsia.







Outback Bloomin’Day 


No Brasil é realizado o Outback Bloomin’ Day, evento anual quando em um determinado dia parte das vendas da famosa cebola gigante exclusiva da rede, a Bloomin’Onion, é revertida para instituições ligadas à saúde e educação infantil. O evento já está em seu sétimo ano de realização.








A evolução visual 


No inicio o logotipo da marca tinha um canguru carregando uma pequena trouxa contendo os seus pertences, que, em uma caminhada simbólica chamada de “walkabout”, representava o movimento migratório em direção a outros países vizinhos. Em 2007, o logotipo passou por uma reformulação visual ganhando uma imagem mais simples e refinada, com a palavra “Outback” sob um horizonte de montanhas, que representam o relevo do próprio Outback australiano (deserto que cobre quase 2/3 do território do país).






Os slogans 


It’s always fresh in the outback. (atual) 
No Rules. Just Right. 
Explore seu momento Outback! (Brasil, 2010) 
Explore este sabor. (Brasil)









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